Narguilé

Nargilé, arguile, water pipe ou hookah, é uma espécie de cachimbo de água, de origem oriental, utilizado pro fumo de tabaco aromatizado, maconha ou ópio. O fumo, conhecido como essência, é feito de tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes. Existem aromas de frutas, florais, mel, e até mesmo de Coca-cola, vinho ou Red Bull.

Apesar de refrescante, devido à água e a saborização, o tabaco não é filtrado e acaba sendo tragado em maior quantidade. Uma hora é o equivalente a fumar mais de 100 cigarros, ou seja, quanto maior a exposição, mais nicotina é absorvida pelo organismo.

Além de causar dependência, o uso a longo prazo, faz surgir câncer no pulmão, boca e bexiga, doenças respiratórias, aterosclerose e doença coronariana. Devido ao compartilhamento do bocal, ainda podem surgir doenças infectocontagiosas, como herpes, hepatite C e tuberculose.

O nome nargilé, vem do persa e significa coco, o primeiro recipiente usado pra consumi-lo. É provável que tenha surgido na Índia, como forma retirar as impurezas da fumaça, embora existam evidências históricas de seu uso na Pérsia e na Mesopotâmia. Quando chegou a China passou a ser utilizado pra fumar ópio, mas quando os árabes o descobriram, passaram a fumá-lo em grupos, hábito esse que espalharam pro ocidente.