Metanfetamina

A Metanfetamina é uma droga que pode ser facilmente sintetizada em laboratórios caseiros, conforme mostrado na série Breaking Bad. Encontrada como um pó cristalino, inodoro e de sabor amargo, solúvel em água ou associações alcoólicas.

Pode ser administrada por inalação, fumada, injetada ou ingerida, porém, em algumas delas, é reduzido o potencial de seus efeitos como, por exemplo, quando é ingerida. Como resultado produz euforia intensa, eleva a autoestima e energia, reduz o cansaço, necessidade de sono e o apetite. Além de aumentar a libido e o prazer sexual, seus efeitos podem se estender por até 12 horas.

Em contrapartida, produz tremores, hipertensão, arritmia cardíaca, colapso cardiovascular, edema pulmonar, insuficiência renal aguda. Além de distúrbios do humor, comportamento violento, depressão, surtos psicóticos e AVC. O uso constante causa alterações neuronais irreversíveis, como resultado da redução de dopamina, levando a psicose, com os mesmos sintomas de esquizofrenia, associada a quadros de confusão, delírios e comportamento agressivo e envelhecimento físico.