Key

O K, Ketamina, Cetamina, Special K ou vitamina K é um forte sedativo sintético, utilizado como tranquilizante pra animais de grande porte, como cavalos. Como sua manipulação necessita de receita, a única forma de ser adquirido é em lojas de produtos veterinários ou de forma ilegal.

Encontrada em estado líquido, é secada pra fazer o pó, mas também existe a versão em comprimido, menos comum. Ele pode ser inalando, adicionado a bebidas, desde que não seja álcool, ou misturada a água pra se injetar num músculo, mas nunca na veia. Além disso, pode-se misturar o pó a algum cigarro pra ser fumado.

Após consumido, os efeitos podem durar de 45 minutos a uma hora e meia, caso cheirado, e até 3 horas se injetado ou engolido. Como resultado, o usuário fica anestesiado, mas também pode causar tontura, náuseas e vômitos, além de desorientação, visão embaçada, fala embolada e perca do tato.

Pra se ter uma sensação mais prazerosa, costuma ser misturada com outras drogas e até medicamentos. Uma dose grande pode causar impossibilidade de locomoção, fala e até dificultar engolir e respirar, por até uma hora e meia. Apesar de morte por overdose ser rara, a pessoa pode se engasgar com o próprio vômito, caso esteja desmaiada, além de precisar de doses cada vez maiores.

Acima de tudo, o uso prolongado pode causar ansiedade, depressão, pensamentos suicida ou perda de memória. Além disso, pode agravar o caso de pessoas com ataques emocionais, pressão alta ou problemas do coração e causar graves complicações nos rins e infecções na bexiga.